O número de consumidores portugueses que costumam fazer pesquisas online antes de se dirigirem às lojas para fazerem compras tem vindo a aumentar nos últimos anos, situando-se actualmente nos 31%.
Portugueses espreitam Internet, é a conclusão do Observador Cetelem que refere que a tendência é maior entre as faixas etárias mais jovens, diminuindo com o aumento da idade.
Entre os jovens dos 18 aos 24 anos, o hábito começa a ser primeiro a consulta na web (65%) e só depois o recurso às lojas como primeira fonte de informação (35%). Entre os indivíduos na faixa etária dos 55 aos 65 anos, 93% pesquisam primeiro nas lojas e só 6% o fazem online.
Observador Cetelem
A mesma análise do Observador Cetelem verificou que os portugueses dão valor à possibilidade de tocar nos produtos da loja, bem como à experimentação destes. Relativamente à possibilidade de tocar nos produtos” 64% “valoriza” esta opção e 28% “valoriza muito”.
O experimentar os produtos na loja é “valorizado” por 67% dos consumidores e “muito valorizado” por 25%. Lojas que criam eventos ou experiências são também valorizadas pela grande maioria dos portugueses (82%). No entanto, esta tendência destaca-se menos entre os indivíduos mais velhos: 78% entre os indivíduos dos 45 aos 54 anos e 68% entre os indivíduos dos 55 aos 65 anos.
A análise em questão foi realizada em colaboração com a Nielsen, a 26 e 27 de Junho, através de um inquérito quantitativo a 600 indivíduos de Portugal Continental, de ambos os sexos, dos 18 aos 65 anos.
Fonte: Acepi



Deixe um comentário